O que cabe neste livro?

Os pais não sabem mas eu explico de Maria João Lopes ilustrado por Teresa Cortez, Máquina de Voar

Lembro-me como se fosse ontem: o dia em que perguntei à minha mãe como se faziam os bebés. Eu devia ter uns seis anos e a minha mãe não se atrapalhou nada, até parecia que estava à espera daquela pergunta. De uma forma muito natural e sem fantasias lá me explicou como era. E eu, esclarecida da vida, fui dormir.

Neste livro cabem várias perguntas, algumas parecidas com a minha. Cabe também um grande sentido de humor e um estilo de ilustração que adoro e que associo rapidamente à Teresa Cortez (com quem já tive a oportunidade de fazer um workshop de ilustração e adorei!).

Visto que ultimamente tenho frequentado algumas formações de Filosofia para Crianças com a filocriatividade, esta questão de formular perguntas e de pensar sobre elas tem pairado algum tempo nos meus pensamentos… Ou mesmo no que é isso de pensar sobre o pensamento…

Este livro faz-nos revisitar as perguntas da nossa infância mas também refletir sobre as perguntas da vida adulta. É capaz de nos roubar umas gargalhas com as piadas ao estilo private joke que os adultos bem entenderão. Na realidade parece ter sido escrito não para esclarecer as crianças mas sim para ajudar à reflexão dos adultos…tal como (quase) todos os livros para a infância…

A personagem principal, não encontrando nos seus pais fonte para responder às suas perguntas, trata de investigar por conta própria, chegando mesmo a seguir o método da observação. Afinal, as estrelas não caiem do céu porque estão coladas com a melhor fita-cola do universo, o que nos faz vaguear por conceitos científicos… aquele tipo de conceitos que os adultos, por norma, nem questionam mas que tantas vezes habita a mente das crianças.

P.s.: Já sei porque é que não uso relógio!

Publicado por anasofianunes

Educadora, mediadora cultural e da leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: