O que cabe neste livro?

O Pequeno Inventor de Huyn Duk e Cho Mi-Ae, Orfeu Mini

Ainda me lembro da primeira vez que folheei este livro. Tudo nele me apaixonou: as ilustrações e a sua paleta de cores, o texto instigador e o facto de ser de um autor coreano (algo que nunca tinha encontrado nos livros ilustrados para a infância).

Na altura trabalhava como educadora e estava com um grupo de jardim de infância (organização vertical, grupo com crianças de 3 anos). Embora já no ano anterior tivéssemos começado a fazer pré-assembleias e pequenos trabalhos de projeto (sempre me inspirei muito no Movimento da Escola Moderna quando trabalhava em contexto escolar), chegava a altura de colocar outro tipo de questões e desafios às crianças, aproveitando sempre aquilo que acontecia no dia a dia. O Pequeno Inventor serviu assim de mote para que todos pudéssemos pensar sobre o que é um projeto.

Neste livro cabe o conceito de projeto bem como as várias fases da sua conceção: os objetivos, o plano, a pesquisa, a organização. No caso desta história o objetivo é saber mais sobre comboios para que se possa construir um.

As várias questões que a personagem vai colocando ao longo da história remete-nos para um ambiente filosófico: questionar o porquê das coisas e o modo como funcionam é uma característica da infância que não devemos perder só porque crescemos e nos tornamos adultos. Por essa razão e outras mais, faço questão de me recordar muito da minha infância, das ideias que nela habitaram e que tantas vezes vou buscar para responder aos desafios da vida adulta.

Quando levei o livro para a sala e lhes contei a história, as crianças ficaram igualmente rendidas. O brilho dos seus olhos e o entusiasmo foi grande! Rapidamente todos queriam fazer o mesmo que o Noma. Começamos então por organizar quem queria fazer quê: uns optaram por construir um comboio e outros um avião.

Mas antes de passarmos às construções lancei-lhes o desafio: já que tinham gostado tanto da história, porque não partilhá-la com os colegas da sala ao lado? As crianças decidiram que tínhamos de fazer um convite para entregar aos colegas. Escrevi o que me indicaram e depois ilustraram.

Com o convite entregue iniciámos os ensaios pois a história iria ser contada por eles. Este livro foi tão significativo para o grupo de crianças que facilmente memorizaram as várias etapas do livro. Mas esta história não acaba aqui…

Depois da sessão de hora do conto com a sala do lado, decidimos fazer um projeto em parceria. Assim sendo, as crianças das duas salas iniciaram o seu processo de pesquisa: “lembram-se do que fez o Noma para saber como funcionam os comboios e quais as partes que os compõem?”, “perguntou à mãe e viu nos livros!”. Foi o que fizemos: procurámos em livros, perguntamos a outros adultos o que sabiam sobre comboios e aviões.

Visto que o pai de uma das crianças da minha sala trabalhava numa companhia aérea tivemos ainda uma sessão com ele sobre aviões em que nos explicou os nomes das principais partes deste meio de transporte. Ficámos ainda a saber o que é um aeroporto e para que serve… da mesma forma que descobrimos, através das nossas pesquisas, o que são os caminhos de ferro para os comboios.

Cada criança construiu o meio de transporte que tinha escolhido com materiais de desperdício, recortando, colando, pintando, construindo com as mãos aquilo que a mente tinha imaginado. No final, as crianças das duas salas fizeram uma exposição conjunta com as construções produzidas, da qual também fizeram parte os materiais da pesquisa e os registos das descobertas realizadas.

O Pequeno Inventor tornou-se assim, uma referência futura para os projetos que viríamos a construir.

Publicado por anasofianunes

Educadora, mediadora cultural e da leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: