Esculturas da Natureza

Um dia destes, quando estava a inserir novos eventos do website Cultura Acessível (um projeto da Acesso Cultura), fiquei a saber que as Grutas da Moeda fazem visitas acessíveis com recurso a pictogramas e materiais em Braille.

No passado fim de semana tive a oportunidade de ir visitar estas Grutas e o respetivo Centro de Interpretação Científico-Ambiental que, diga-se honestamente, tem uma coleção de minerais incrível, bem como lindos fósseis (sou fã de nautilus e da sua relação com a sequência de Fibonacci). Naquele momento voltei a ter 11 anos, altura da minha vida em que andava indecisa entre ser egiptóloga ou geóloga. Quis o destino que não fosse nenhuma destas duas profissões mas abracei uma que me permite trabalhar com todas estas áreas do conhecimento.

O centro está organizado de forma a que possamos compreender as formações rochosas da zona e eu acho fascinante saber que determinados lugares já estiveram completamente submersos!

A história destas grutas é caricata, pois foram descobertas por acaso. Em 1971, dois caçadores que perseguiam uma raposa, seguindo o animal, entraram para o algar conhecido como Algar da Moeda, descobrindo uma gruta composta por várias galerias naturais com autênticas esculturas da Natureza, como as estalactites e as estalagmites. Tem uma extensão viável de 350 metros atingindo uma profundidade de 45 metros partido do ponto da entrada.

Este é um dos locais onde são feitas visitas com recurso a outras formas de comunicação, nomeadamente os materiais em Braille e os pictogramas (Comunicação Aumentativa e Alternativa), desenvolvidos pelo Instituto Politécnico de Leiria – e sobre isto podem saber aqui.

Publicado por anasofianunes

Educadora, mediadora cultural e da leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: