O que cabe neste livro?

O Jaime é uma sereia de Jessica Love, Fábula

Para celebrar o Dia da Criança venho-vos falar desde livro, uma das minhas aquisições durante o Estado de Emergência. É fácil compreender porque é que O Jaime é uma sereia ganhou a categoria de Opera Prima. Eis uma história de amor incondicional ilustrado poeticamente. Quando folheei este livro pela primeira vez senti-me completamente absorvida… a sensação mantém-se por muitas vezes que o faça.

É como se me sentisse a levitar. A imaginação flutua.

Neste livro cabe um menino negro que gosta de sereias. Cabe o amor da avó por ele, respeitando-o e aceitando a sua individualidade. De acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança o Estado tem a obrigação de proteger todas as crianças contra todas as formas de discriminação, da mesma forma que deve tomar medidas para defender os seus direitos.

Nos últimos dias tenho pensado bastante na filha de George Floyd.

Na Parte I, Artigo 2º da Convenção está escrito que as crianças não devem ser alvo de “discriminação alguma, independentemente de qualquer consideração de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra da criança, de seus pais ou representantes legais, ou da sua origem nacional, étnica ou social, fortuna, incapacidade, nascimento ou de qualquer outra situação”.

A naturalidade com que Jessica aborda a identidade de género na infância faz muita falta ao mundo dos adultos. Felizmente existem associações como a Amplos, um grupo de pais que se apoia e que apoia outros que necessitem de esclarecimento sobre estas questões.

Desejo do fundo do coração um Feliz da Criança a todas as crianças. E desejo também aos adultos: nunca deixem morrer o espírito de criança em vocês. Esse espírito inquieto e questionador é a essência de cada um de nós.

Publicado por anasofianunes

Educadora, mediadora cultural e da leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: