Big Bang Boom! – Da criação do Universo à origem da Vida, de Margarida Botelho (texto e ilustração) e Mário Rainha Campos (fotografia), Edição de Autor

O novo livro de Margarida Botelho em colaboração com Mário Rainha Campos é uma compilação do resultado de quatro anos de oficinas com pais e bebés.

A beleza deste livro é composta de várias formas: por um lado, as ilustrações que nos enchem os olhos (e a alma), tão bem captadas pela fotografia. Por outro lado, uma narrativa assente em fundamentação científica, que explica o que é isso do Big Bang e as origens da vida, com metáforas que nos remetem à família.

Assistimos também ao diálogo entre uma mãe e um filho. Neste livro cabe todo o amor do mundo. Acho que, por ter sido mãe há pouco tempo, há frases e questões neste livro que me tocaram especialmente. Também eu, há pouco tempo, dei à luz o meu Big Bang Boom!
Imagino-o, daqui a uns anos, a colocar-me questões semelhantes.

Outro ponto essencial que aqui não é esquecido: a nossa condição de humanos. Temos capacidade de pensamento e de escolha e podemos desenvolver a nossa ação com vista a um bem maior – cuidar o planeta. Lembro as imagens que vi recentemente, de máscaras descartáveis no chão, no areal das praias… Numa ida à praia recolhi uma máscara que ali estava na areia e fui colocá-la no lixo. O que podemos fazer para que a população mude este comportamento?

Este livro é um hino à Terra e à Natureza. Fala-nos tanto do nosso poder como da nossa fragilidade.

Este livro é um hino à Vida.
Cuidemos dela.