Blog

Visita no Museu da Música Mecânica com um grupo de crianças de Creche

Museus e a Primeira Infância

A relação escola-museu tem sido tema para muitas palestras, publicações, teorias e por aí adiante. No entanto o público escolar não pode ser dado como adquirido: há que estabelecer diálogos, ligações, afetos, relações. Continuamente.
A primeira infância faz parte do público escolar. A creche é muito bem vinda ao museu e as razões são várias, pelo que destaco algumas.
Visitar um museu com crianças pequenas proporciona-lhes uma experiência diferente, fora da rotina habitual e do seu contexto. As aprendizagens que daí se retiram passam pelo conhecimento do mundo, na medida em que a sua perceção do mesmo alarga-se. É criada a possibilidade de contactar com outras pessoas que não pertencem ao seu quotidiano mas que vão de alguma forma marcá-lo. É contactar com o património que também é delas, através da descoberta de algo novo que surpreende e fica na memória. E é neste contacto que se vão construindo significados e aprendizagens através da coleção, aprendendo também a gostar do museu enquanto espaço de diversão, de bem-estar, de descoberta e convívio. Tudo isto contribui,logicamente, para o desenvolvimento das crianças ao nível motor, linguístico, emocional, afetivo, social… Visitar um museu com crianças pequenas é algo único.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: