A cultura.educa proporciona experiências formativas e consultorias artístico-pedagógicas.
Tal como os projetos desenvolvidos também as ações de formação têm uma base multidisciplinar, procurando sempre responder aos interesses dos formandos e das entidades que solicitam as propostas de formação.
As consultorias são desenhadas de acordo com o contexto. Envolvem formação, análise de necessidades, propostas e recomendações, e apoio à construção de materiais pedagógicos.
O que pode um livro?

Esta formação pretende fazer uma ampla abordagem ao livro, e à literatura enquanto alicerces do pensamento crítico e da cidadania ativa. No fundo, veremos como podem os livros ser impulsionadores da democracia de formas tão variadas. Tópicos principais: Livros, leitura e desenvolvimento humano. Bibliodiversidade, democracia e censura
Destinatários: professores, educadores, mediadores de leitura.
Duração: 6 horas.
……………………………………………………………………………………………………….
Ler com Bebés: do ritmo da palavra à melodia da entoação.

A relação entre livros e bebés poderá ser óbvia para umas pessoas e para outras não. No entanto, à partida podemos estar todos de acordo com isto: a relação que os bebés têm com esses objetos que são os livros é curiosa – ora sentam-se neles, ora pegam-lhes para os “ler”. Às vezes, gostam simplesmente de os transportar.
Que necessidade é esta que o ser humano tem de ouvir histórias? Que impactos têm esses momentos no nosso desenvolvimento social, emocional, motor e cognitivo? Este momento pretende ser uma partilha de visões e experiências, tendo como base as etapas fundamentais do desenvolvimento dos bebés. Pretende-se ainda estabelecer ligações entre a palavra contada e a cantada.
Destinatários: educadores, professores, mediadores, pais e encarregados de educação.
Duração: 3 horas.
………………………………………………………………………………………..
Mediação Cultural nas Infâncias

Compreender a criança nas suas várias fases de desenvolvimento é a base para conseguir adequar propostas de mediação àquilo que é o seu entendimento do mundo, independentemente do contexto em que desenvolvemos a nossa prática profissional.
Pretende-se com este momento formativo, criar um quadro teórico de referência, recorrendo a diversos autores: Wallon, Piaget, Ajuriaguerra, Vygotsky e K. S. Holt. Estes autores serão o nosso suporte para compreender a criança de uma forma holística e para refletir e estruturar as práticas de mediação no momento em que as pensamos.
Destinatários: mediadores culturais e outras pessoas interessadas.
Duração: 3 horas.
……………………………………………………………………………………
Bibliodiversidade: inclusão através da literatura


Os livros não refletem a sociedade como ela é. Há uma ausência de livros inclusivos. Por literatura inclusiva entendemos livros que apresentam uma variedade de habilidades, idades, etnias, géneros, religiões, orientações sexuais e grupos sócio-económicos. Neste curso, iremos refletir sobre o conceito de bibliodiversidade e a sua relação com a inclusão, incluindo o acesso à leitura.
Esta ação formativa foi desenvolvida pela Acesso Cultura no âmbito do projeto europeu Every Story Matters.
Mais informações sobre esta ação de formação aqui.
…………………………………………………………………………………………
Artes Visuais na Educação Artística – caminhos para um Currículo-Caleidoscópio


Vivemos numa sociedade com uma enorme necessidade de compartimentar as coisas para melhor as compreender. No entanto, a nossa vida é multidisciplinar. Pretende-se fazer uma abordagem às Artes Visuais como um todo que é transversal, qual o seu papel na Educação Artística e de que formas podem e devem ser relevantes no currículo escolar.
Destinatários: educadores de infância e professores do 1º Ciclo.
Duração: 6 horas.
…………………………………………………………………………………………………….
CCP de formadora n.º F698821/2020.
Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua na Área e Domínio A135 Expressões – Plástica.
